O Google anunciou hoje a criação de um programa de residência de três meses voltado especialmente para estudantes negros de ciência da computação. Chamado de “Howard West”, o programa será oferecido os alunos negros de Ciência da Computação da Universidade Howard – uma das Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCU, na sigla em inglês).

A residência acontecerá na própria sede do Google, em Mountain View, na Califórnia. Os alunos ficarão por três meses tendo aulas com engenheiros seniores do Google e professores da Howard. A ideia, segundo a empresa, é “encarar alguns dos principais desafios que os estudantes negros encontram para achar emprego de tempo integral no setor de tecnologia”, como falta de exposição e acesso a mentores.

publicidade

De acordo com o VentureBeat, a empresa parece de fato interessada em investir no aumento da diversidade de sua força de trabalho. Isso porque, além da tutoria dos engenheiros da empresa e acesso às áreas de trabalho do Google, a empresa também forncerá uma “bolsa generosa” para ajudar os estudantes a arcar com os custos de vida e de hospedagem perto da sede da empresa.

A importância da diversidade

publicidade

Não é a primeira vez que o Google se manifesta sobre a importância de evitar que seus ambientes de trabalho sejam povoados apenas por homens brancos: a empresa já havia chegado a alegar que a falta de diversidade era um risco maior do que o apocalipse robótico

Essa questão infelizmente ganhou novo destaque por conta da Uber, que ficou no centro de um escândalo após suas ex-funcionárias revelarem a cultura sistematicamente machista da empresa. Embora a Uber tenha, desde então, anunciado medidas para reverter esse cenário, outros indícios sugerem que ela ainda tem um longo caminho a percorrer.