Andy Rubin, o criador do sistema operacional Android (que depois foi adquirido pelo Google), está prestes a revelar um smartphone. Rubin vinha falando sobre lançar um celular feito por sua nova empresa, a Essential, e já mostrou até mesmo uma imagem dele.

Mais detalhes sobre o aparelho, no entanto, apareceram ontem. A página do Twitter da empresa comunicou que “algo grande está chegando no dia 30 de maio”. O mais provável é que a data marque o anúncio oficial do novo aparelho, já que neste dia Rubin está escalado para falar na Code Conference, do site Recode. O tweet da Essential pode ser visto abaixo:

Pouco depois de fazer esse anúncio, a Essential compartilhou outra mensagem por meio do Twitter. Dessa vez, era uma imagem – a silhueta de um dispositivo com três botões nas laterais e uma protuberância na parte superior. O The Verge manipulou a imagem para tentar dar mais definição à silhueta, e o resultado parece ser uma câmera capaz de gravar em 360 graus no topo do dispositivo. As imagens (tanto a original quanto a manipulada pelo site) podem ser vistas abaixo:

Reprodução

publicidade

Como o Engadget ressalta, é pouco provável que essa câmera 360º seja uma parte fixa do dispositivo. O mais razoável é que se trate de um acessório que possa ser acoplado ao dispositivo para expandir suas capacidades de captação de imagens. De fato, em janeiro, a Bloomberg informou que a empresa estava desenvolvendo “um conector proprietário que serve à dupla função de carregar a bateria e expandir a funcionalidade do celular com o tempo”.

Chegando para brigar

Outro indício que reforça a ideia de que o celular terá uma câmera 360º apareceu no Twitter do próprio Andy Rubin. O criador do Android compartilhou uma imagem de um colega seu diante de um computador cuja tela mostrava uma imagem em 360 graus distorcida para caber no monitor. Rubin então perguntou se alguém conseguia adivinhar o que era aquilo, como pode ser visto abaixo:

De acordo ainda com a Bloomberg, o dispositivo da empresa terá laterais de metal e um painel de cerâmica na traseira – tratam-se de materiais normalmente utilizados apenas em celulares de ponta. A imagem já mostrada do aparelho revelava que ele tinha bordas bem reduzidas e uma tela levemente curva, o que também reforça a ideia de que será um smartphone top de linha.

Outro detalhe curioso que o The Verge pegou é que a mensagem compartilhada ontem pela Essential falando a data do anúncio foi enviada de Cupertino – a cidade que serve como sede da Apple. Os escritórios da Essential, por sua vez, ficam em Palo Alto. Apesar disso, o celular da Essential deve rodar Android mesmo, evitando a máxima “casa de ferreiro, espeto de pau”.